Mundo

Coreia do Norte lança novo míssil que sobrevoou Japão

A Coreia do Norte lançou nesta quinta-feira (14) um novo míssil balístico que sobrevoou o território japonês. De acordo com publicações da imprensa japonesa, o projétil atravessou a ilha de Hokkaido e autoridades emitiram alertas para a população buscar abrigo.


Este é o segundo míssil lançado pelo governo norte-coreano sobre o território do Japão - o primeiro foi lançado em agosto. Na última semana, a Coreia do Norte ainda realizou um teste nuclear potente, supostamente usando uma bomba com mais de 100 mil quilotons.


O míssil lançado nesta quinta partiu da capital norte-coreana Pyongyang e caiu sobre o Oceano Pacífico. Não há detalhes sobre o tipo de lançamento.


Sanções


"As quatro ilhas do arquipélago devem ser afundadas no mar por uma bomba nuclear do Juche. O Japão não é mais necessário para existir perto de nós", disse o comitê, em comunicado divulgado pela agência de notícias estatal norte-coreana.


O "juche" é a ideologia governista da Coreia do norte que mistura marxismo com um estilo de nacionalismo pregado pelo fundador Kim Il Sung, avô do atual líder Kim Jong Un.


O Ministério de Relações Exteriores norte-coreano disse que as resoluções são uma violação de seu direito legítimo de autodefesa e que tem como objetivo "sufocar completamente seu Estado e população através de um bloqueio econômico de escala total".